ASSINE o Comitê Popular Rio e receba sempre as últimas notícias

BUSCA no Comitê Popular Rio

Atingidos pela Copa do Mundo realizam Copa Popular neste domingo (27) no RJ

24 de abril de 2014

Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 - campeão feminino.
Copa Popular 2013 - campeão feminino (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 - campeão masculino (foto: André Mantelli).
Copa Popular 2013 - campeão masculino (foto: André Mantelli).

Morro Santa Marta, em Botafogo, recebe a primeira das quatro etapas antes da final no mês da Copa

Na preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo da Fifa, outro torneio vai reunir não as principais seleções mundiais, mas pessoas que estão tendo seus direitos violados pelos grandes eventos esportivos. A Copa Popular 2014 terá a sua primeira etapa neste domingo, no pico do Morro Santa Marta, com equipes masculinas e femininas. A atividade política, esportiva e cultural começará às 10h e contará também com uma roda de samba com moradores históricos da favela.

O evento é organizado pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, que realizou a Copa Popular em 2013 com 14 times de comunidades atingidas por remoção, e tem parceria com a Associação Nacional do Futebol Feminino do Brasil. Para este ano, além de incluir outros grupos – como os camelôs, vítimas de violência policial e apoiadores –, o campeonato acontecerá em etapas em todas as regiões da cidade, mostrando que as violações não são pontuais.

No Rio, mais de 20 mil famílias perderam suas casas desde 2009; no pico do Santa Marta, 150 casas estão ameaçadas de remoção, mas os moradores lutam pela urbanização. “Queremos desenvolvimento para essa área em todos os segmentos, econômico, social e em infra-estrutura”, disse Vitor Lira, liderança local. “Vamos fortalecer a luta pela preservação da parte alta do morro, onde começou a ocupação e a história da favela”, completou.

A Copa Popular tem o objetivo de integrar as comunidades e os grupos de atingidos na luta por uma cidade de direitos. A atividade quer também dar visibilidade para as diversas violações e ilegalidades que vem acontecendo na preparação da cidade para a Copa do Mundo e as Olimpíadas e que são justificadas pelos eventos esportivos.

Serviço

Quando: Domingo, 27 de abril, às 10h
Onde: Campinho do Pico do Santa Marta

Como chegar:

Subindo por Laranjeiras: entrar na rua General Glicério e seguir em direção a Rua Oswaldo Seabra até a atual base policial do morro, antiga creche do Pico do Santa Marta.

Subindo por Botafogo: ir à praça Corumbá (R. São Clemente, 312) e subir a pé pelas escadarias da favela ou pegar o plano inclinado até a quinta estação.